terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Atendimento online

Embora considere que o atendimento presencial facilite a criação de um ambiente propício e de uma relação propícia ao processo psicoterapêutico, em alguns casos a limitação física gera restrições.
Há casos onde o cliente muda-se de cidade, e decide interromper o processo por não querer retomar a criação de um vínculo com um novo profissional. Em outros casos, a confiança (elemento essencial ao processo) por profissionais de outras cidades pode ser maior do que pelos de sua região. Essa confiança pode se dar por uma aproximação teórica, afinidade, ou pela inexistência de vínculos do profissional com pessoas que ela conheça. Outros exemplos podem ser dados sobre pessoas que possuem medo ou fobia de sair de casa, assim como limitações físicas.
Levando essas limitações em consideração, além da comprovada possibilidade de criação de vínculos muito transformadores, mesmo em meios virtuais, considero que o atendimento de um psicólogo clínico, bem como serviços de supervisão, podem ser realizados virtualmente, diminuindo assim distâncias físicas e principalmente psíquicas entre profissional e cliente.
Para tal, utilizo como meios videochamadas ao vivo, por Whatsapp ou Skype, por serem serviços que não armazenam os conteúdos das videochamas, e possuem código criptografado. Além disso, é essencial que o profissional e o cliente mantenham sempre um antivirus atualizado e ativo. Ambos também precisam estar em ambiente restrito de acesso, para que não sejam interrompidos. Isso faz com que seja criado um ambiente confidencial e seguro.

Com a justificativa acima, possuo cadastro aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia para realização de atendimentos virtuais. Esse cadastro pode ser verificado clicando aqui.

Possui interesse? Entre em contato e se informe.