segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Palestra sobre Suicídio

Realizei na quarta-feira, dia 21/02/2018, palestra sobre "A Conduta dos Profissionais de Saúde diante Casos de Tentativa de Suicídio", na V Semana Acadêmica de Psicologia da Faculdades Pequeno Príncipe. Só tenho a agradecer ao CAPEF - Centro Acadêmico de Psicologia Ety Forte, pela oportunidade. Muito bom poder contar com sala cheia, de gente interessada em ouvir sobre a proposta Pós-junguiana da Psicologia Arquetípica.
Uma proposta onde a prevenção ao suicídio é consequência de um trabalho de cuidado, e não meta pré-julgada como sendo o suicídio moralmente errado. É preciso ouvir a morte presente em nossas almas.
"Ninguém realmente pode dizer que se defrontou com a vida se não estiver disposto a se atracar com a morte" (Suicídio e Alma - James Hillman). Isso significa que, a morte como metáfora, ou como possibilidade, é necessária para que possamos não apenas seguir a vida, mas escolhe-la. Isto não implica em uma real tentativa literalizada. Mas implica aceitarmos e ouvirmos abertamente este instinto, para compreendê-lo sem sermos tomados por ele.



Renan M. Franklin
Psicólogo e Psicoterapeuta em Curitiba