quarta-feira, 4 de maio de 2016

Quando me preocupar com meu consumo de bebida?

 O álcool é considerada uma droga lícita no Brasil, ou seja, ela causa alterações em nosso corpo, mas pode ser comercializada e consumida, desde que em determinadas condições (nos ambientes permitidos, entre pessoas com mais de 18 anos). Isso não quer dizer que hajam formas de beber que possam nos trazer problemas, e devemos estar atentos á eles.
 Alguns destes indicadores podem ser: o prejuízo nas relações, como discutir com outras pessoas constantemente por conta do efeito ou consumo de bebida alcoólica; provocar ou sofrer acidentes por conta dos efeitos; perder compromissos por estar sob efeito ou de "ressaca"; não conseguir se manter longos períodos sem beber; problemas físicos pelo uso excessivo, especialmente no aparelho gastrointestinal; entre outros problemas associados.

 Para ajudar a ter uma noção do quanto o uso está sendo ou não prejudicial, você pode preencher um questionário anônimo, online, gratuito e rápido, na versão simplificada e em português do teste AUDIT. Ele está disponível no site Informálcool, que pode ser acessado clicando aqui. Este teste não substitui a avaliação de um profissional qualificado, porém é útil para nos orientar do quanto estamos precisando ou não buscar auxílio.


Renan M. Franklin
Psicólogo e Psicoterapeuta em Curitiba