segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco, foi comemorado ontem, dia 31 de Maio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preparou para esse ano uma campanha contra o comércio e consumo ilegal de tabaco:

A campanha alerta sobre os riscos sociais e para a saúde, existente no consumo deste tipo de produto.
No Brasil, a campanha também ganhou força com a aderência do governo ao tratado internacional para o comércio ilegal de cigarro, através de mudanças penais e criação de sistemas de controle e rastreamento. (Fonte: Estadão)

Embora o número de fumantes tenha caído 30,7% nos últimos nove anos, o número de consumo de tabaco produzido ilegalmente vem crescendo (2,4% do consumo de cigarro em 2008 para 3,7% do consumo de cigarro em 2013), vindo de encontro com o resultado de pesquisas realizadas pela OMS. 

Medidas como a taxação dos produtos, informações sobre os malefícios do uso, proibição de algumas propagandas e investimento em programas contra o tabagismo pelo SUS explicam a diminuição da quantidade de fumantes. " Em 2014, a regulamentação da Lei Antifumo proibiu o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, em locais de uso coletivo, públicos ou privados, mesmo que o ambiente esteja só parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Os narguilés também foram incluídos na proibição." (Fonte: INCA)