quinta-feira, 15 de maio de 2014

Canabidiol será liberado pela Anvisa!

Hoje cedo, dia 15/05/2014, foi anunciado por Luiz Klassmann,  representante da Anvisa, que o Canabidiol será liberado no Brasil, e embora ainda estejam em pendência algumas questões, a previsão é de que a substância seja liberada até o final de Junho.
A informação teria sido divulgada no 4º Simpósio Internacional da Cannabis Medicinal anunciou hoje. A decisão permitiria a prescrição por médicos com receita normal, em duas vias.
Atualmente não temos nenhum derivado da Cannabis sativa (maconha) com potencial terapêutico no país.

Fonte: Revista Super Interessante 

O que é o Canabidiol?


O Canabidiol (CBD) é uma das centenas de substâncias presentes na maconha. O CBD não possui efeitos alucinógenos, nem causa dependência. A substância pode ser farmacologicamente separada, sendo vendida separadamente, e tendo efeitos terapêuticos para portadores de algumas doenças.

O programa Fantástico, da Globo, tem mostrado algumas matérias que tem dado um "empurrão" na revisão da Anvisa em sua lista de substâncias proibidas, tanto para a inclusão quanto para a exclusão. Embora algumas destas reportagens, como a matéria das drogas de desenho (clique aqui para assistir) tem trazido informações não científicas, recentemente trouxe uma matéria muito boa (clique aqui para assistir) sobre a proibição do Canabidiol no Brasil, e suas implicações para a saúde pública.

Sendo essa substância de uso exclusivamente terapêutico, sem a constatação de prejuízos maiores nas experiências realizadas no exterior, considero um grande avanço para nosso país esta decisão.

Comentem sobre essa publicação na página oficial do facebook!
Abraços.


Renan M. Franklin
Psicólogo e Psicoterapeuta em Curitiba